Transistor darlington
- Esta configuração serve para que o dispositivo seja capaz de proporcionar um grande ganho de corrente, e, por estar todo integrado, requer menos espaço do que o dos transistores normais.
- Ele apresenta uma maior defasagem em altas frequências, por isso pode tornar-se facilmente instável. A tensão base-emissor também é maior.
- Algumas Vantagens:
Maior ganho de corrente. - Tanto o seu disparo como bloqueio são sequenciais.
-a A queda de tensão em saturação é constante.
- Uma Desvantagens:
Utilização apenas com médias frequências e médias potências.
Circuito
Este circuito serve para demonstrar a operação de um transistor Darlington NPN. Aplicando uma corrente de 0,5 mA na base do transistor, obtemos 0,025 mA no emissor do primeiro transistor do par Darlington e 3 mA no emissor do segundo que é a saída da configuração. A alimentação é de 10 V. Com a corrente de entrada e de saída podemos calcular o ganho. Os parâmetros que podem ser alterados neste circuito didático são o tipo de transistor usado, a tensão de alimentação e o valor do resistor Re.
O transistor (português europeu) ou transistor (português brasileiro) é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, também são usados como retificadores elétricos em um circuito podendo ter variadas funções . O termo provém do inglês transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.1
O processo de transferência de resistência, no