transicao russia
A República Socialista Federativa Soviética da Rússia , conhecida também pela sigla RSFSR ou RSFS da Rússia (РСФСР) foi a mais extensa e a mais povoada das repúblicas da União Soviética. Sua capital era Moscou, que também era a capital da URSS.
A RSFS da Rússia se origina em 7 de novembro de 1917, na revolução russa. Em 10 de julho de 1918 a Constituição Soviética de 1918, na qual a RSFS foi oficialmente criada, é aprovada.
No ano de 1922, constituiu, junto com a RSS da Ucrânia, a RSS da Bielorrússia e a RSFS Transcaucasiana, a União Soviética, oficializada tal união por meio da Constituição Soviética de 1924.
A RSFS da Rússia se separou da URSS em 12 de dezembro de 1991, catorze dias antes de que a URSS deixasse de existir. Junto com o desaparecimento da URSS, a RSFSR abandonou o sistema socialista soviético e iniciou reformas econômicas e políticas. Mudou seu nome para Federação Russa e criou a Comunidade de Estados Independentes, que agrupa as ex-repúblicas soviéticas (com exceção da Estônia, Letônia e Lituânia).
A Russia Capitalista
O conceito de Capitalismo de Estado abrange dois signficados distintos. O primeiro que se verificou históricamente refere-se a países capitalistas com forte intervenção do Estado na economia onde este esforça-se para desenvolver as forças produtivas opondo-se assim ao liberalismo. É o caso da França, por exemplo. O segundo significado refere-se aos países designados de socialistas (URSS e Cuba, por exemplo), que se caracterizam por manter a exploração dos trabalhadores via extração de mais-valia, tal como no capitalismo privado, mas onde o Estado se transforma no principal proprietário. O Estado possui o monopólio dos meios de produção e extrai a mais-valia e a redistribui, além do investimento no processo de acumulação de capital, entre os burocratas, que passam a usufruir de diversos privilégios, formando uma burguesia de Estado.
O regime soviético foi acusado por comunistas conselhistas e anarquistas de