Transição do socialismo para o capitalismo na Russia
O regime comunista foi implantado inicialmente na Rússia, através da Revolução de 1917. O Partido Comunista, afogou em sangue qualquer movimento que contestasse o seu poder. Foi a maior matança que o mundo conheceu. Foram extintas as propriedades particulares e suprimidas as liberdades individuais. A concentração de poderes na pessoa do ditador Stalin, permitiu que todo o esforço da nação fosse direcionado para o desenvolvimento econômico. A Rússia expandiu suas fronteiras, formando a União da Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS), transformando-se numa grande potência, capaz de rivalizar-se com os Estados Unidos, sustentando a Guerra Fria e ameaçando a eclosão do conflito nuclear. Acreditava-se no chamado "efeito dominó", pois tudo fazia crer que cairia nação após nação, e que o comunismo iria conquistar o mundo, pois já se infiltrara na Ásia, África e América, através de Cuba. Todavia, em razão das suas vulnerabilidades internas, o Movimento Comunista Internacional, começou a definhar e a URSS esfacelou-se.
A História demonstra que o comunismo representou um sacrifício insuportável para os povos, por violar os direitos humanos e violentar a consciência dos indivíduos. Ficou muito claro que não resolve os conflitos entre o capital e o trabalho, nem promove a igualdade social. O lastimável estado de miséria no qual vive o povo cubano é a maior prova disso.
MIA > Biblioteca > Amazonas > Novidades
Capitalismo de Estado na Transição ao Socialismo
(Notável contribuição de Lênin à teoria revolucionária do progresso social)
João Amazonas
1 de Maio de 1993
Fonte: Portal O Vermelho
Transcrição: Diego Grossi Pacheco
HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.
Pouco destaque tem-se dado à contribuição de Lênin em questões relativas ao período de transição para