Transformações e funções
25.1. O gráfico da função f intersecta o eixo das abcissas em quatro pontos. Designemos esses quatro pontos por A, B, C e D, sendo A o que tem menor abcissa e sendo D o que tem maior abcissa. O ponto A tem abcissa -3 e o ponto C tem abcissa 1. Seja E o ponto de intersecção do gráfico da função f com o eixo das ordenadas. Determine a área do triângulo [BED], sem recorrer à calculadora.
25.2. O contradomínio de f é um intervalo da forma [a,+∞[. Determine o valor de a, arredondado às décimas, recorrendo às capacidades gráficas da calculadora. Obtenha o gráfico de f numa janela que lhe permita visualizar o ponto relevante para a resolução do problema.
Reproduza, na sua folha de prova, o gráfico visualizado e assinale, nesse gráfico, o ponto relevante para a resolução do problema.
(2.º teste intermédio 2010)
26. Considere a função g, de domínio IR, definida por g(x ) = x4 + 2x3 - 1. O gráfico da função g , num referencial o.n. xOy, intersecta a recta de equação y = 3 em dois pontos. Sejam A e B esses dois pontos, sendo o ponto A o que tem menor abcissa. Determine a área do triângulo [AOB] , recorrendo às capacidades gráficas da sua calculadora. Apresente o resultado arredondado às décimas. Na sua resposta deve:
• reproduzir, num referencial, a parte do gráfico da função g que visualizou na sua calculadora;
• representar, no mesmo referencial, o triângulo [AOB]
• indicar as abcissas dos pontos A e B, arredondadas às centésimas;
• apresentar a área do triângulo [AOB], com o arredondamento pedido.
(Teste intermédio