Transformações sociais
A globalização vem tomando cada vez mais o espaço no mundo, culturas, costumes, tendências e tradições vem se expandindo de forma acelerada, com o passar do tempo a sociedade vem sofrendo grandes transformações sociais seja na área de emprego, família e sexualidade ,ou seja, vem sofrendo transformações a nível globalizado.
Compreender o processo de globalização das economias e seus efeitos, em especial nos países em desenvolvimento, é na verdade procurar desvendar, não só ao público acadêmico, mas para a sociedade, a concepção do papel do Estado nesta nova fase do capitalismo,representada pelos agentes econômicos: as famílias, as empresas e o governo. Em virtude da automação, da racionalização dos processos produtivos, do aumento da competitividade das empresas, apresenta-se uma crescente inelasticidade da oferta de empregos em relação ao nível de produção, evidenciando-se a necessidade cada vez menor da utilização do número de trabalhadores para gerar maior quantidade de bens, ou seja, a produção está dissociada do nível de emprego, a produção aumenta extraordinariamente com os ganhos de competitividade, mas os postos de trabalho não aumentam na mesma proporção. A concorrência desesperada entre trabalhadores por empregos, entre empresas pelo controle dos mercados, e entre nações pelos recursos escassos abalam antigas instituições e as relações tradicionais de solidariedade.
A competitividade das empresas e a exposição na mídia através da maciça utilização da propaganda induzem os indivíduos a abandonarem as ações sociais, a generosidade, a solidariedade e a emoção, com a entronização do reino do salve-se quem puder, cultua-se a máxima de que só os mais competitivos é que sobreviverão nesse mundo internacionalizado.
As mudanças sociais que vem acontecendo no mundo fizeram surgir uma nova realidade às famílias. As transformações que estão ocorrendo, na maioria das vezes sem o conhecimento das partes