transformação de energia
2. Objetivo: Determinar a velocidade inicial;
Determinar o trabalho realizado pela força;
Converter a energia cinética em energia potencial gravitacional.
3. Resumo do Conteúdo: Nesse experimento usaremos os conceitos que envolvem a Energia Mecânica. Energia mecânica é a capacidade de um corpo produzir trabalho. A energia mecânica total é a soma de três forças:
Energia Cinética;
Energia Potencial Gravitacional;
Energia Potencial Elástica. Quando o objetivo de referência está em movimento ele possui energia cinética, quando está suspensa a alguma altura do chão ele possui energia potencial gravitacional, e quando está sob influência de alguma força elástica ele possui energia potencial elástica. Elas podem ser calculadas pela seguinte fórmula:
Energia Mecânica = Energia Cinética + Energia Potencial Gravitacional + Energia Potencial Elástica
Energia Cinética = m.v0²/2
Energia Potencial Gravitacional = m.g.h
Energia Potencial Elástica = K.x²/2 4. Materiais Utilizados: • 1 disparador; • 1 régua; • 1 transferidor; • esfera pequena; • 1 balança.
5. Procedimentos: Ajustamos a régua no ponto 0 de acordo com a altura da esfera sobre o disparador. Em seguida, regulamos o disparador e colocamos o gatilho preso em sua parte inferior. Logo após, medimos a massa da esfera em uma balança. Puxamos a corda do gatilho fazendo com que a esfera seja disparada verticalmente e assim verificamos a altura que foi de aproximadamente 600 mm. (Filmamos o procedimento com um aparelho celular).
7. Conclusões: Podemos concluir que através dos cálculos a velocidade inicial foi de aproximadamente 3,43 m/s e o trabalho realizado foi de -0,140532 J.
Calculamos a diferença entre a energia inicial e o trabalho realizado, percebemos que não houve energia dissipada. Por isso o sistema é considerado conservativo.
Obs: Os valores encontrados foram todos convertidos de acordo com as unidades