transformação da paisagem
A América Latina compreende mais de 20 países, todos são ex-colônias de potencias europeias de idioma latino e falam espanhol, português e francês. Países colonizados por Holanda e Inglaterra, entretanto, caso de Guiana, Belize e Suriname não são considerados latinos. Nos Estados Unidos da América, entretanto, usa-se a expressão América Latina para designar todos os países centro e sul-americanos, sem distinção do idioma falado.
→Aspectos Naturais
A maior parte das terras latino americanas está na zona intertropical, que condicionava as vegetações e climas. O relevo da região varia das altas Cordilheiras na porção oeste (derivadas de dobramentos modernos) a grandes planícies fluviais (como do rio Amazonas). De forma geral, a oeste, o relevo é recente e elevado. A leste é antigo, desgastado e rebaixado.
→ Aspectos políticos e humanos
Toda a América Latina é marcada pelo subdesenvolvimento, pela industrialização tardia e depende de capital externo, pelos problemas sociais e políticos e, em certa medida, pela instabilidade política.
A região engloba diversas etnias, principalmente por causa de movimentos demográficos ocorridos durante a época colonial como a chegada forçada de negros da África Subsaariana e na vida de europeus na passagem do século XIX para XX.
Assim, há países com expressiva população descendente de americanos (caso da Bolívia e Peru), de africanos (Brasil, Venezuela, Colômbia e países do Caribe) e de europeus (Argentina, Uruguai e Chile). O idioma mais falado da região e o espanhol, seguido pelo português (por conta da grande população brasileira) e pelo Frances.
→Aspectos Econômicos
Considerada economicamente subdesenvolvida, a América Latina caracteriza-se por ser grande exportadora de produtos agrícolas e minerais para os países desenvolvidos. O setor primário, portanto, e muito importante para economia de seus países e emprega parcela significativa da população regional.
→ Extrativismo Mineral
Alguns dos maiores