Transformadores
Inventado em 1831 por Michael Faraday, constituído por dois ou mais circuitos elétricos acoplados por um circuito magnético o Transformador é um dispositivo mais simples e indispensável aos sistemas de conversão de energia, possibilita a geração elétrica e a transferência da energia nas tensões mais econômicas, além de permitir a utilização da energia na tensão mais adequada para um dado dispositivo em particular. O transformador também é largamente utilizado em circuitos de baixa potência, em circuitos eletrônicos de baixas correntes e nos de controle, obter a máxima transferência de potência, isolar um circuito de outro, ou isolar a corrente contínua mantendo a continuidade corrente alternada entre dois circuitos.
Um autotransformador é um transformador cujos enrolamentos primário e secundário coincidem parcialmente. Iremos demonstrar seu funcionamento e características ao longo desse trabalho.
1. TRANSFORMADORES
Segundo a NBR 5356-1/2008 o transformador é definido como um equipamento estático com dois ou mais enrolamentos que, por indução eletromagnética, transforma um sistema de tensão e corrente alternadas em outro sistema de tensão e corrente, de valores geralmente diferentes, mas à mesma frequência, com o objetivo de transmitir potência elétrica.
1
2
1.1. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Na ocorrência de uma corrente elétrica circulando em uma bobina, um campo magnético é gerado. Caso a corrente elétrica for variável o campo magnético também irá variável e nesse momento passa a existir um movimento do campo magnético em relação ao condutor.
Aproximando a bobina indutora de uma segunda bobina, está também será atingida por linha de força e em consequência surgirá nesta uma tensão. A tensão induzida, assim chamada, tem seu valor depende de:
Intensidade da tensão aplicada na bobina indutora;
Número de espiras da bobina indutora (primeira bobina);
Número de espiras da segunda bobina.
Um transformador é constituído de dois ou mais