Transformadores
Transformador de potencia é um equipamento de operação estática que por meio de indução eletromagnética transfere energia de um circuito, chamado primário, para um ou mais circuitos denominados, respectivamente, secundaria e terciário, sendo, no entanto, mantida a mesma frequência, porem com tensões e correntes diferentes.
1.1- Aplicação
Os transformadores são utilizados num conjunto muito variado de aplicações de processamento de informação e de energia. De entre estas destacam-se a elevação e a redução da tensão ou do número de fases em redes de transporte e distribuição de energia eléctrica, a redução da tensão e da corrente em instrumentos de medida, utilizados também em aparelhos eletrônicos cuja função é baixar tensões de acordo com cada necessidade.
1.2- Conclusão Os transformadores de potencia são utilizados em todos os setores onde se usa a energia elétrica, por exemplo:
Setores indústrias, eletroeletrônicos, hidrelétricos, residenciais mecânicos etc...
Cada transformador de potencia utilizado tem a sua função de elevar ou baixar a tensão e a corrente conforme a necessidade exigida, visando a aplicação necessária de cada equipamento ou seja a sua função e de regulamentar a tensão elevando ou abaixando a mesma sem alterar a frequência .
2. TRANSFORMADOR DE CORRENTE
Os transformadores de corrente e proteção são equipamentos que reduzem a corrente a valores seguros para medição onde permitem aos instrumentos de medição e proteção funcionarem adequadamente sem que seja necessário possuírem correntes nominais de acordo com a corrente de carga do circuito ao qual são ligados. Na sua forma mais simples, eles possuem um primário, geralmente poucas espiras, e um secundário, no qual a corrente nominal transformada é, na maioria dos casos, igual a 5 A. Dessa forma, os instrumentos de medição e proteção são dimensionados em tamanhos reduzidos com as bobinas de corrente constituídas com fios de pouca quantidade de