Transformadores
Wilson Lopes Menezes
3° Tri Automação Industrial
TRANSFORMADORES
São Paulo
2011
Wilson Lopes Menezes
3° Tri Automação Industrial
Transformadores
Prof. Maurício Deffert
São Paulo
2011
Índice
3
1. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo o estudo teórico dos Transformadores
(Autotransformador, Transformador Ideal, de Corrente, de Potencial, a Seco, etc.), sua utilização, tipos de construção, materiais utilizados, relação de tensão, relação entre potência no primário e secundário e sua eficiência.
4
2. - Introdução teórica
2.1- História do transformador
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões , correntes e ou de modificar os valores das impedância elétrica de um circuito elétrico. Os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnétismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de
Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Com o aparelho que construiu, em 1831, para a produção de indução eletromagnética que tinha sido descoberta em 1830 por Joseph Henry, (fato que Faraday desconhecia)
Michael Faraday inventou o transformador.
Figura 2.1- Circuito para experimento de Faraday (Fonte Chequetto,1996)
A figura 2.1 mostra um dos dispositivos usados por Faraday. O enrolamento 1, chamado de primário, é uma bobina com N1 espiras de condutor isolado e está conectado , através de uma chave interruptora, à bateria (fonte de tensão contínua). Esta bateria faz circular uma corrente contínua na bobina gerando um campo magnético. Este campo magnético é