Transformadores
DE
ELETROTÉNCNICA III
ALUNO: DIMAS SILVA RODRIGUES
TURMA: TN-19
INTRODUÇÃO
• TRANSFORMADOR É UM DISPOSITIVO DESTINADO A TRANSMITIR ENERGIA ELÉTRICA OU POTÊNCIA ELÉTRICA DE UM CIRCUITO À OUTRO, TRANSFORMANDO TENSÕES, CORRENTES E OU DE MODIFICAR OS VALORES DAS IMPEDÂNCIA ELÉTRICA DE UM CIRCUITO ELÉTRICO.
• TRATA-SE DE UM DISPOSITIVO DE CORRENTE ALTERNADA QUE OPERA BASEADO NOS PRINCÍPIOS ELETROMAGNÉTICOS DA LEI DE FARADAY E DA LEI DE LENZ. HÁ UMA VARIEDADE DE TRANSFORMADORES COM DIFERENTES TIPOS DE CIRCUITO, MAS TODOS OPERAM SOBRE O MESMO PRINCÍPIO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA.
• NO CASO DOS TRANSFORMADORES DE DOIS ENROLAMENTOS, É COMUM DENOMINÁ-LOS COMO ENROLAMENTO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO, EXISTEM TRANSFOMADORES DE TRÊS ENROLAMENTOS SENDO QUE O TERCEIRO É CHAMADO DE TERCIÁRIO.
• EXISTE TAMBÉM UM TIPO DE TRANSFORMADOR DENOMINADO AUTOTRANSFORMADOR, NO QUAL O ENROLAMENTO SECUNDÁRIO POSSUI UMA CONEXÃO ELÉTRICA COM O ENROLAMENTO DO PRIMÁRIO. TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA SÃO DESTINADOS PRIMARIAMENTE À TRANSFORMAÇÃO DA TENSÃO E DAS CORRENTES OPERANDO COM ALTOS VALORES DE POTÊNCIA, DE FORMA A ELEVAR O VALOR DA TENSÃO E CONSEQÜENTEMENTE REDUZIR O VALOR DA CORRENTE. ESTE PROCEDIMENTO É UTILIZADO POIS AO SE REDUZIR OS VALORES DAS CORRENTES, REDUZ-SE AS PERDAS POR EFEITO JOULE NOS CONDUTORES. O TRANSFORMADOR É CONSTITUÍDO DE UM NÚCLEO DE MATERIAL FERROMAGNÉTICO, COMO AÇO, A FIM DE PRODUZIR UM CAMINHO DE BAIXA RELUTÂNCIA PARA O FLUXO GERADO.
• TRANSFORMADORES TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS PARA O CASAMENTO DE IMPEDÂNCIAS, QUE CONSISTE EM MODIFICAR O VALOR DA IMPEDÂNCIA VISTA PELO LADO PRIMÁRIO DO TRANSFORMADOR, SÃO EM GERAL DE BAIXA POTÊNCIA. HÁ OUTROS TIPOS DE TRANSFORMADORES, ALGUNS COM NÚCLEO FERROMAGNÉTICO, OUTROS SEM NÚCLEO, DITOS TRANSFORMADORES COM NÚCLEO DE AR, E AINDA AQUELES COM NÚCLEO DE FERRITE.
DESENVOLVIMENTO
DESDE A DESCOBERTA DA ENERGIA ELÉTRICA OS AVANÇOS NESTA ÁREA SE MOSTRARAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE.