transformador
O que é um transformador elétrico?
O transformador é uma "máquina" estática (sem peças em movimento), cuja finalidade é a de transmitir, por meio de um campo magnético, energia elétrica de um circuito para outro sem ligação direta, com um nível tensão desejado sem alteração da frequência.
O transformador é um dispositivo eletromagnético constituído por duas bobinas acopladas através de um núcleo magnético de elevada permeabilidade magnética. O princípio de funcionamento do transformador baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, e em particular da indução eletromagnética mútua entre bobinas.
A principal função de um transformador é elevar ou reduzir as amplitudes da tensão ou da corrente entre as bobinas do primário e do secundário. O transformador caracteriza-se pela relação de transformação de tensão entre o primário e o secundário, rT=N2/N1.
Os transformadores são utilizados numa gama muito variada de aplicações de processamento de informação e de energia elétrica.
Destaca-se, a elevação e a redução da tensão e do número de fases em redes de transporte e distribuição de energia elétrica, a redução da tensão ou da corrente em instrumentos de medida, a adaptação de impedâncias em amplificadores sintonizados em aplicações de radiofrequência e frequência intermédia, a adaptação de resistências em aplicações áudio, ou o isolamento galvânico entre partes de um mesmo circuito elétrico.
Indução Mútua
A indução mútua permite transferir energia sem um contato físico direto aproveitando o campo magnético sempre que a tensão seja alternada.
Quando uma corrente alternada circula por uma bobina, cria um campo magnético que é continuamente variável.
Se estiver próximo um segundo indutor, o campo magnético variável INDUZ no segundo indutor uma tensão alternada que se denomina por indução mútua. A energia elétrica transforma-se em energia magnética e posteriormente em energia elétrica na segunda bobina.
Têm-se vários tipos de