TRANSFORMA ES ADITIVAS
717 palavras
3 páginas
TRANSFORMAÇÕES ADITIVASDesenvolvimento dos conceitos O aspecto da adição denominada operação “juntar” refere –se aquelas situações onde, sobre certo número de objetos de mesma espécie, ocorra alguma transformação – comprar, ganhar, juntar, chegar, etc, - que acrescenta outros objetos da espécie em questão, ou seja, são reunidas duas coleções de elementos semelhantes. As situações problemas que se referem à inclusão de classes são as que reúnem objetos de uma espécie e de outra, incluindo coleções numa classe mais abrangente. Por exemplo : a partir do número de xícaras, copos e canecas, pesquisa – se o número de objetos para beber. Embora exista, a nível das estruturas matemáticas, uma relação intrinseca entre adição e subtração, as situações que se apresentam como problematizadas nas primeiras séries não envolvem todos os aspectos dessa relação. Não há dúvida de que a operação “ juntar “ se apresenta como inversa da operação “tirar” – vender, perder, dar, tirar, sair, etc, mas as situações referentes à diferença não aparecem, num primeiro momento, relacionadas à adição. Por exemplo; quando o aluno pesquisa a diferença da idade entre ele e o seu professor, não associa quantos anos tem a menos do que ele. Outro aspecto da subtração, que nas primeiras abordagens, não se associa à adição, é a complementação, ou seja, o desejo de saber o quanto falta em certa quantidade para se obter outra.
Considerações metodológicas
As situações em sala de aula devem ser programadas de modo que as questões levantadas sejam problemas para o aluno e não somente para o professor. Em aula é possível dramatizar situações de comércio e lógicas – quadrados mágicos, por exemplo – onde os problemas são apresentados de tal maneira que o aluno deseje resolvê-los e não seja pressionado pelo professor a fazê-lo.
Discutir com o grupo de classes “como” cada aluno resolveu os problemas propostos. A partir dessa discussão,da necessidade de comunicar a solução ao colega, a classe, orientada