Transferência e medidas de líquidos
CANGJIE ZHANG
CARLOS VINÍCIUS BIOCATI LOBO
DANILLO MENDES DE ASEVEDO
FABRÍCIO CARDOSO LEITE
TRANSFERÊNCIA E MEDIDAS DE LÍQUIDOS
Relatório apresentado como Avaliação Parcial (M.E) da disciplina Química I, ministrada pelo Prof. Iolando Meneses Santos, no 1( semestre de 2012.
Aracaju
Março, 2012
SUMÁRIO
OBJETIVO 03
RESUMO 03
INTRODUÇÃO 03
MATERIAIS 04
MÉTODOS 06
RESULTADOS 07
DISCUSSÕES 07
CONCLUSÕES 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 05
OBJETIVO Familiarização do aluno com as técnicas de medição e transferência de líquidos.
RESUMO Neste presente instrumento iremos aprender como é feita a medição de líquidos utilizando as vidrarias e equipamentos apropriados.
INTRODUÇÃO Iremos realizar uma transferência de líquidos, e para isso, é necessário ter confiança nos dados obtidos numa experiência, por isso é essencial uma manipulação cuidadosa dos líquidos e equipamentos existentes no laboratório.
Líquidos que precisem ser medidos com precisão devem ser transferidos para um recipiente intermediário, e deste para o recipiente final. O líquido restante no recipiente intermediário não deve ser devolvido ao frasco original, deve ser encaminhado para descarte.
Para a medição do líquido utilizaremos três tipos de equipamentos: a proveta, a bureta e a pipeta.
A proveta é utilizada para medidas de menor precisão e também medir um volume predeterminado ou também por diferença, isto é, cheio completamente e depois esvaziado de certa quantidade, enquanto a bureta e a pipeta se reservam para medidas mais precisas.
Quando se mede o volume utilizando-se qualquer um dos três equipamentos já mencionados, o nível do líquido no instrumento de medida é comparado com as linhas calibradas