Transferência da corte portuguesa para o Brasil - Perguntas e respostas
2º ano Turismo e Meio Ambiente
Acadêmico: Edilson Luis Fernandes
Disciplina de História
Professora: Rosane
Perguntas relacionadas ao texto: Perfeita Civilização: a transferência da corte, a escravidão e o desejo de metropolizar uma capital colonial. Rio de janeiro, 1808 – 1821.
1 – Por que a família real portuguesa veio para o Brasil? Justifique. A guerra que Napoleão atentava na Europa contra a Inglaterra, trouxe conseqüências para a Coroa portuguesa. Napoleão impôs um bloqueio ao comércio entre a Inglaterra e o continente. Portugal devia a Inglaterra, portanto, não podia acatar tal ordem. Em novembro de 1807, tropas francesas cruzaram a fronteira sentido a Lisboa. O Príncipe Dom João, em 1792, após sua mãe Dona Maria ser declarada louca decidiu-se por partir transferindo sua corte para o Brasil. Entre 25 e 27 de novembro de 1807, cerca de 10 a 15 mil pessoas embarcaram em navios portugueses rumo ao Brasil, sob a proteção da frota inglesa. Vieram para o Brasil: ministros, conselheiros, juízes da Corte Suprema, funcionários do Tesouro, patentes do exército e da marinha, membros do alto clero. Seguiam também o tesouro real, os arquivos do governo, uma máquina impressora e várias bibliotecas que seriam a base da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
2 – Descreva justificando quais as transformações que ocorreram no Brasil? A vinda da família real trouxe diversos benefícios para a sociedade, pois foi através dela que se viu a necessidade do desenvolvimento das cidades. Por exemplo: Saneamento básico, maquinários, livros. Entre outros aspectos, esboçou-se aí uma vida cultural. O acesso aos livros e a uma relativa circulação de idéias foram marcas distintivas do período. Em setembro de 1808, veio a público o primeiro jornal editado na Colônia; abriram-se também teatros, bibliotecas, academias literárias e científicas.
3 – Discorra sobre a missão cultural francesa. Em março de 1816, chegou ao