TRANSFERENCIA DE CALOR
DE CALOR
“ATPS”
São Paulo, 14 de Outubro de 2014.
TIPOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
CONDUÇÃO;
No estudo da transferência de calor, condução térmica ou difusão térmica
(ou ainda condução ou difusão de calor) é a transferência de energia térmica entre átomos e/ou moléculas vizinhas em uma substância devido a um gradiente de temperatura.
Noutras palavras, é um modo do fenômeno de transferência térmica causado por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio ou entre dois meios em contato no qual não se percebe movimento global da matéria na escala macroscópica, em oposição à convecção que é outra forma de transferência térmica. Calor pode ser transferido também por radiação e/ou convecção, e Frequentemente mais que um destes processos ocorre simultaneamente em uma dada situação. CONVECÇÃO;
Convecção é o movimento ascendente ou descendente de matéria em um fluído.
Advecção é o termo empregado para o movimento horizontal, em particular para massas de ar 1 . Ambos não podem ter lugar em sólidos uma vez que, por definição, nem correntes de massa nem taxas de difusão significativos podem ocorrer em sólidos.
A convecção térmica é uma expressão que engloba a soma dos dois fenômenos físicos convecção e subtração - desde que induzidos por diferença de temperaturas no fluido.
Ocorre em função da dependência da intensidade do fluido com a temperatura, ou seja, da dilatação térmica, e das regras de flutuabilidade (menos denso ascende; mais denso descende). Embora usualmente coloque-se em foco a ascensão horizontal do fluido, a convecção térmica caracteriza-se de fato por uma corrente fechada de matéria, que por si implica um aumento significativo de frio entre as regiões envolvidas se comparado ao calor entre elas esperado apenas pelo fenômeno de condução térmica. Fala-se em calor por convecção. A convecção térmica só ocorre em presença de gravidade; especificamente, em presença de desaceleração do sistema.