Transcrição
A expressão gênica é efetuada pela transferência da informação genética pelas moléculas de DNA, para as moléculas de RNA, e destas, para as proteínas. As moléculas de RNA, são sintetizadas a partir da sequencia de um filamento, em uma reação de polimerização catalisada pelas enzimas chamadas de RNA polimerases (add ribonucleotídeos).
Transcrição Processo pelo qual as moléculas de RNA são: iniciadas, alongadas e terminadas.
CLASSES DE RNA
Os RNS’s podem ser agrupados em duas classes gerais:
RNA MENSAGEIRO (Mrna) classe de RNA que codifica a informação necessária para fazer cadeias polipeptídicas (proteínas). Os RNA’s mensageiros servem como intermediários e passam a informação do DNA para a proteína, além de atuar também na expressão gênica.
RNA’s FUNCIONAIS O RNA não codifica a informação para fazer proteínas, eles nunca são traduzidos em polipeptídeos. As principais classes de RNA’s funcionais contribuem para varias etapas na transferência da informação do DNA para a proteína, no processamento de outros RNA, na regulação do nível RNA e níveis de proteínas dentro da célula. São eles:
RNA transportador (tRNA): moléculas responsáveis por levar o aminoácido correto para o mRNA no processo de tradução;
RNA ribossômico (Rrna): moléculas dos principais componentes dos ribossomos, sendo estas, grandes macromoléculas que guiam a montagem da cadeia de aminoácidos pelo mRNA e tRNA.
*** estas duas classes de RNA’s estão presentes tanto em procariotos quanto em eucariotos.
Pequenos RNA nucleares (snRNA): Alguns snRNA unem-se a varias subunidades proteicas para formar o complexo ribonucleoproteico de processamento (o spliceossomo) que remove íntrons dos mRNA’s eucarióticos.
MicroRNA (miRNA): Possui um amplo papel na regulação da quantidade de proteínas produzidas por muitos genes eucarióticos.
Pequenos RNA’S de interferência (siRNA): ajudam a proteger a integridade dos genomas de plantas e animais. Eles inibem a produção de vírus.
***