Transcrição e processamento de RNA
1 – É a síntese de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA.
2 – Subunidades da holoenzima RNApolimerase de E.coli a (ALFA): Gene rpoA. Participa da iniciação, liga-se a seqüências reguladoras.
B (BETA):Gene rpoB. Participa da iniciação e alongamento, forma ligações fosfodiéster.
B’: Gene rpoC. Liga-se a molde de DNA.
S: Gene rpoD. Reconhece promotor, inicia síntese (dissociando-se logo após).
Seu centro catalítico se encontra no chamado cerne da enzima (a2bb’). E, além das funções descritas no quadro1, a RNA polimerase também interage com proteínas ativadoras e repressoras que modulam a taxa de expressão gênica nas células.
4 - RNA polimerase não necessita de um iniciador para agir.
6 – A resistência se dá por modificação química da RNA-polimerase microbiana dependente de DNA.
9 - Principal ponto de controle da expressão gênica: Controle em nível de transrição.
Decide se transcreve o DNA ou não, e determina a taxa de síntese de uma molécula de mRNA.
10- O Promotor é o local na molécula de DNA ao qual se liga a RNA polimerase para iniciar a transcrição. Para a identificação e o isolamento de promotores, fragmentos de DNA contendo essa região são isolados e marcados radioativamente na extremidade de uma de suas fitas.
Esses fragmentos são divididos em dois grupos: um tratado somente com DNAse e outro tratado com RNA polimerase e DNAse.
No primeiro grupo a enzima DNAse introduz quebras aleatórias no fragmento de DNA como um todo. Já no segundo, a região promotora do DNA - que está protegida pela proteína RNA polimerase - não é cortada.
Os produtos de clivagem de ambos os grupos são separados por eletroforese em gel e o padrão observado num filme de raio X revela um vazio ou pegada na "escada" de bandas radioativas da amostra contendo a RNA polimerase. Os fragmentos ausentes indicam a localização precisa do promotor, que pode ter sua seqüência determinada pelo seqüenciamento do fragmento original