Transcriptoma, Nutrigenoma, Metaboloma

1710 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO
A cada ano que passa se torna mais importante conhecer a fundo sobre DNA, RNA e tudo que tem acerca. Inovações tecnológicas, novos estudos, fontes de pesquisa abrangentes contribuem para um melhor resultado disso.
No presente, a humanidade vive uma revolução cultural caracterizada pelos avanços tecnológicos e pelo intenso fluxo de informações, comparável em impacto, ao surgimento da agricultura há aproximadamente 10.000 anos e à Revolução Industrial iniciada no século XIX. Algumas inovações tecnológicas ocorridas nas três últimas décadas levaram a uma nova forma de se pensar os sistemas biológicos e principalmente, de pesquisá-los. Na área biológica, o marco inicial desta revolução foi denominado era genômica, sendo caracterizado pelo desenvolvimento, padronização e otimização das técnicas de engenharia genética. Os ensaios genômicos evoluíram rapidamente e o imenso volume de dados genéticos possibilitou o aprofundamento da análise das variações temporais e espaciais no acúmulo de transcritos, proteínas e metabólitos. Esta nova fase da atual revolução na área biológica foi denominada de era pós-genômica, ou da genômica funcional. (LEMOS, Priscilla Maria Menel)
Temos por transcriptoma o conjunto completo de transcritos (RNAs mensageiros, RNAs ribossômicos, RNAs transportadores e os microRNAs) de um dado organismo, órgão, tecido ou linhagem celular.
O metaboloma representa o conjunto de todos os metabólitos em uma célula, fluido biológico, tecido ou organismo, sendo estas substâncias consideradas os produtos finais dos processos celulares. O estudo científico que é responsável por estudar o metaboloma é conhecido como metabolômica.
Nutrigenoma é o estudo da interação entre a expressão do gene e os nutrientes. Pode-se dizer também que é a junção da nutrição com genomas.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Transcriptoma
Somente um subconjunto de muitos genes de um genoma é expresso em qualquer célula dada. Esse subconjunto pode mudar em

Relacionados