Transações Correntes
É o resultado de tudo que entra e sai de um país comparado com outro. Com isso é feita uma conta nas quais vários fatores são levados em consideração como o transporte, seguros, lucros, serviços diversos, entre vários outros. Mas o principal fator que deve ser incluso nessa conta são as receitas e despesas da balança comercial, não podendo esquecer as exportações e importações. De acordo com sites especializados, o Brasil por um longo período está em déficit já faz anos, isso quer dizer que as receitas são sempre superadas pelas despesas.
Ao analisarmos o gráfico abaixo da balança comercial do Brasil no período de 2000 a 2010 tendo em vista exportação e importação, pode se perceber que desde o inicio o Brasil esteve em crescente alta, chegando a um patamar de US$ 200.000 milhões em 2008 e 2010 e o único momento de déficit do mesmo ocorreu durante a crise mundial em 2008.
Já com a importação, é o oposto, pois desde o ano 2000 pode se reparar que o Brasil está numa queda contínua, isso quer dizer que com o real alto e câmbio valorizado a tendência é de ter mais exportação, como o ocorrido. Em 2008 na crise mundial é visível à valorização do real, o número de importação foi maior que o de exportação.
Como citado a cima o Serviço é outro fator que entra na conta de transações correntes, além dele falaremos também sobre Rendas. De acordo com o bacen, banco central, serviço é algo relativo a transportes, viagens internacionais, seguros, financeiros, dentre vários outros. Essa prestação de serviço no Brasil nesse período de 10 anos é deficitária, durante todo o tempo a despesa foi maior que a receita, sempre tendo o ano da crise mundial como pico e logo após tudo volta aos eixos. Já no gráfico 1 e 2 pode ser comparado a despeça com a receita durante esses anos.
Gráfico 1-
Gráfico 2-
De acordo com dicionários econômicos renda “é a soma dos rendimentos pagos aos fatores de