tranportes tubulares
O presente trabalho da língua portuguesa, da 12a classe, da turma A01, irá abordar tema Transportes Tubulares ou Dutoviários (autoviários).
Este trabalho tem como objectivos gerais, ajudar, apoiar os alunos, o grupo e a turma em geral a perceber melhor o tema a quem nos foi confiado, com vista a trazer ideias, debates e analises que duma certa forma vão ajudar na percepção do mesmo, temos também como objectivos específicos 5 subtemas do nosso trabalho nomeadamente: conceito e historiado dos transportes tubulares, a divisão dos transportes tubulares, tipos de duto segundo a sua construção, características dos transportes tubulares e vantagens e desvantagens dos transportes dutoviários.
O grupo também encarou algumas dificuldades, que de certa forma impediram no aperfeiçoamento do mesmo, tais como: a presença e participação de toso os membros do grupo nas pesquisas em biblioteca, tivemos dificuldades em encontrar alguns temas e subtemas que serão abordados.
Transporte dutoviário
Conceito
Entende-se por transporte dutoviário aquele efectuado no interior de uma linha de tubos ou dutos realizado por gravidade ou pressão sobre o produto a ser transportado ou ainda por arraste deste produto por meio de um elemento transportador.
Historiado
Trata-se de modalidade bastante antiga na área dos equipamentos urbanos, em especial na adução e distribuição de água à população e na captação e deposição de esgotos domiciliares, funções que o caracterizam até hoje como a modalidade de maior uso em tonelagem e volume, embora por suas características nestes campos tenha saído da órbita dos transportes para a do saneamento urbano.
Primeiros materiais utilizados para constituição dos tubos: bambus (chineses), cerâmica (egípcios e astecas) e chumbo (gregos e romanos).
Primeira utilização industrial foi na coleta de petróleo dos poços produtivos para os centros de produção.
Em 1865, na Pensilvânia (EUA), foi construída a 1ª dutovia para