Tranformador trifásico
NO CASO DE TRANSFORMADORES DE 2 ENROLAMENTOS, É COMUM DENOMINA-LOS ENROLAMENTO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. EXISTEM TRAFOS DE 3 ENROLAMENTOS SENDO QUE O 3º É CHAMADO DE TERCIÁRIO HÁ TAMBÉM TRANSFORMADORES DE 1 ROLAMENTO PRIMÁRIO, ONDE ESTE POSSUI UMA CONEXÃO COM O SECUNDÁRIO DE MODO QUE NÃO HÁ ISOLAÇÃO ENTRE ELES. ESSES TRAFOS SÃO OS AUTOTRANSFORMADORES.
PARA SE REDUZIR AS PERDAS, O NUCLÉO DE MUITOS TRANSFORMADORES SÃO LAMINADOS PARA REDUZIR A INDUÇÃO DE CORRENTES PARASITAS OU DE FOUCAULT. EM GERAL , UTILIZA-SE AÇO-SILÍCIO COM O INTUITO DE SE AUMENTAR A RESISTIVIDADE E DIMINUIR AINDA MAIS AS CORRENTES PARASITAS.
TRANSFORMADORES PODEM SER UTILIZADOS PARA O CASAMENTO DE IMPEDÂNCIA. ESSE TIPO DE LIGAÇÃO CONSISTE EM MODIFICAR O VALOR DA IMPEDÂNCIA VISTA PELO LADO PRIMÁRIO ONDE, EM GERAL, É DE BAIXA POTÊNCIA. ( PERDAS ONICAS DO TRANSFORMADOR E MELHORA A QUALIDADE DA ANERGIA ).
# TRANSFORMADOR DE DISTRIBUIÇÃO
OS TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS OU DE POTÊNCIA SÃO DESTINADOS A ELEVAR OU REBAIXAR A TENSÃO E CORRENTE DE UM CIRCUITO, DE MODO QUE NÃO SE ALTERE