Tranferencia de Líquidos
Principais instrumentos do laboratório:
Bureta: utilizada para medidas exatas de líquidos. Consiste em um tubo equipado com uma “torneirinha” que abre e fecha para a saída do reagente. Aparelho utilizado em análises volumétricas.
Almofariz com pistilo: equipamento usado para maceração de substâncias sólidas. Parece até um “espremedor de alho”, o pistilo tritura a mistura até transformá-la em uma pasta homogênea.
Balão volumétrico: recipiente para conter líquidos e soluções, usado também em reações com desprendimento de gases.
Béquer: copo para medidas que serve também para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
Erlenmeyer: Utensílio usado para dosagem e manipulação. Empregado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias.
Pinça de madeira: ao contrário do que parece, este instrumento não é um prendedor de roupas! Ele é usado para manipular objetos quentes, mais precisamente tubos de ensaio aquecidos.
Proveta: é hora de lembrar-se dos bebês de proveta, que ficaram famosos por se formarem em um local nada convencional. Este utensílio ficou conhecido após seu uso no processo de inseminação artificial, no laboratório químico é usado para dosar e manipular soluções.
Pinça metálica: Esta pinça é utilizada na manipulação de objetos quentes.
Um laboratório bem equipado precisa contar com equipamentos em boas condições de uso (sem trincas ou quebras). Além disso, é indispensável que este ambiente seja provido de kit de primeiros socorros, caso aconteça algum acidente. Afinal, o laboratório é um local de trabalho que requer muita atenção.
Além desses utensílios, o laboratório conta também com o equipamento de segurança, que seriam o lava-olhos, o chuveiro de emergência (ambos com grande vazão de água) e também