Trancal
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR
DEPARTAMENTO DE MECÂNICA E MATERIAIS
REGIME TRANSIENTE
Eduardo Jorge Coelho Morais
SÃO LUÍS – MA
2011
Eduardo Jorge Coelho Morais
REGIME TRANSIENTE
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, para demonstrar as atividades práticas desenvolvidas em laboratório da disciplina Fenômenos de Transporte II. Orientador: Prof.° Dr. Rubens Soeiro Gonçalves
SÃO LUIS – MA
2011
INTRODUÇÃO
Transferência de calor ou calor é energia térmica em trânsito devido a uma diferença de temperaturas no espaço, até que haja a equivalência de temperatura entre eles, o sistema sempre tende a atingir o equilíbrio térmico.
Está implícito pela definição acima que o corpo nunca contém calor, mas este é definido quando cruza a fronteira do sistema, portanto calor é um fenômeno transitório que cessa quando não existe mais diferença de temperatura.
São três os mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e irradiação.
O processo de condução pode ser analisado como a transferência de energia de uma região de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa dentro de um meio ou entre meios diferentes em contato direto, devido às interações entre elas.
A convecção pode ser definida como o processo pelo qual a energia é transferida das porções quentes para as porções frias de um fluido através da ação combinada de: condução de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura.
Em contraste com os mecanismos de condução e convecção, onde a energia é transferida através de um meio natural, o calor pode também ser transferido em regiões onde existe o vácuo perfeito. O mecanismo para este caso de transferência de calor é a radiação eletromagnética que é propagada como resultado de uma diferença de temperatura.
REGIME