ANÁLIZE DO CAMPO DE TEMPERATURAS PARA UMA ALETA EM REGIME PERMANENTE ATEVÉS DE VOLUMES FINITOS.
3754 palavras
16 páginas
ANÁLIZE DO CAMPO DE TEMPERATURAS PARA UMA ALETA EM REGIME PERMANENTE ATEVÉS DE VOLUMES FINITOS. Franck Mocellin Bortoncello, franckbortoncello@gmail.com
Univesidade Federal do Rio Grand do Sul - UFRGS
Resumo. O objeivo deste trabalho é obter o perfil de temperatura de uma aleta com duas superficies isoladas e fluxos conhecidos, ne geração de energiano em um perfil da aleta e aplicar as condições de terceria ordem em extremidades da aletas a partir de um programa execuável em fortran. Através do programa estudar o comportameno do dispositivo para diferentes materiais e para diferentes tamanhos de malhas.
Palavras-chave: aleta, Fortran, arquivo, fluxo, coeficiente de convecção, malha
1. INTRODUÇÃO
Em se tratando de transferência de calor, talvez um dos casos mais corriqueiros seja a análise da transferência de calor através de superfícies planas. Como exemplo deste caso, podemos citar: aletas, chapas de fogão, entre outras. Nas aplicações de engenharia, particularmente, o conhecimento da distribuição de temperaturas em uma superfície, tão próximo quanto possível da realidade, possibilita a realização de projetos mais bem elaborados e competitivos, evitando-se sub ou superdimensionamentos.
Neste sentido, com este trabalho buscou-se a solução do campo de temperaturas e calor trocado em uma placa plana de aço-carbono, em regime permanente, considerando-se temperaturas e fluxos prescritos e desconsiderando-se quaisquer efeitos além dos de condução.
2. MODELAGEM
Para resolução do problema em questão foi necessária uma modelagem física e matemática.
2.1. Modelagem física
O problema consiste em uma alteta plana, na qual vai ser somente analisada em duas dimensões, com comprimento de 5 cm e altura de 1 cm. A placa encontrasse isolada (q’’ = 0) nas dimensões sul e leste, e temperaturas prescritas de 200o C na face oeste e 20o na face norte.
Levando em consideração que o problema foi tratado com regime permanente.
2.2. Modelagem