TrampoGeracoes
985 palavras
4 páginas
Nome: Michel G. MartinsReferência: Jornal da Globo
Gerações
Antes...
Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, basicamente essa separação era dada através da diferença do pai para um filho, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para se definir uma nova geração. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.
A geração Baby Boomer
A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.
O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno ocorrido nos Estados Unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.
Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, uma geração que surgiu após grande conflito mundial cresceu buscando evitar ao máximo possíveis novos conflitos.
Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia, e muitas vezes em nível estratégico, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens. As empresas em seus setores de RH já estão bastante atentas para como evitar desgaste nessas relações e pelo contrário formar uma equipe de qualidade usando estes contrastes de forma positiva para elevar o potencial de atuação.
A Geração X
Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil