Hepatite A
O que é a Hepatite A?
A hepatite A, é conhecida também como hepatite infecciosa. É uma inflamação no fígado causada por um vírus, que geralmente tem um curso benigno, evoluindo para a cura espontânea em mais de 90% dos casos. De acordo com o Ministério da Saúde, foram diagnosticados mais de 138 mil casos de hepatite A no Brasil entre 2000 e 2011.
Causas:
A hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A. A sua transmissão acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal. Outra forma de transmissão é decorrente falta de higiene adequada após evacuar, quando alguém infectado com o vírus, manipula alimentos sem lavar as mãos após usar o banheiro.
Sintomas da Hepatite A:
Fadiga, náusea e vômitos, febre baixa, urina escura, dor muscular, amarelamento da pele e olhos (icterícia). Os sinais e sintomas da Hepatite A geralmente aparecem de duas a quatro semanas após a infecção pelo vírus, que é o período de incubação do vírus. Geralmente a doença dura menos de dois meses, mas pode perdurar ate seis meses. Raramente pode apresentar uma forma grave, chamada fulminante, que pode levar a óbito rapidamente.
Tratamento da Hepatite A:
Não existe tratamento específico para a Hepatite A. O próprio corpo se encarrega de livrar-se do vírus. Há, no entanto, formas de se acelerar a recuperação. O tratamento, neste caso, baseia-se no manejo dos sintomas causados pela doença.
Descanse. A fadiga é um sintoma comum em pessoas infectadas com hepatite A.
Faça pequenos lanches ao longo do dia. Encontre maneiras de lidar com as náuseas provocadas pela doença.
Dê um tempo para o fígado. Evite medicamentos que possam prejudicar o seu funcionamento, bem como a ingestão de álcool.
Medicamentos. Pode ser necessário o uso de medicamentos para controlar alguns sintomas, como a febre, náuseas, dores musculares.
Prevenção:
O melhor método da prevenção contra a hepatite A é por meio da vacina, que é geralmente dividida em duas fases: a inicial e um