Trajetória do E.R
O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL
O Ensino Religioso começa com o descobrimento, quando o Brasil torna-se colônia de Portugal. Os índios, que viviam aqui antes da vinda dos primeiros portugueses, foram os primeiros habitantes do país e o ensino tem tudo a ver com eles. Em 1549 os padres Jesuítas da "Companhia de Jesus" vieram para cá com a ordem para construir colégios e ensinar os índios e os filhos de colonos portugueses a ler e escrever.
A alfabetização era uma oportunidade de convencer a população a viver de acordo com os costumes europeus. Os principais colégios ficavam na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Os principais jesuítas eram os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Como os primeiros professores eram padres católicos, as aulas eram aproveitadas para divulgar a fé católica entre os alunos. Isso só mudou quando, em 15 de novembro de 1890, um ano após a Proclamação da República, intelectuais republicano conseguiram a separação da Igreja e o Estado. No debate entre católicos e republicanos, o governo da época manteve o Ensino Religioso mas, as aulas não seriam ministradas por padres.
Em Santa Catarina, a partir de 1970, o Ensino Religioso deixa de ser exclusividade da Igreja Católica, devido a diversidade religiosa em nosso país.
QUESTÕES:
1. Quem introduziu o ensino no Brasil?
_______________________________________________________________
2. Quem frequentava as aulas naquela época?
_______________________________________________________________
3. Onde estavam instalados os principais colégios?
_______________________________________________________________
4. O que os alunos aprendiam?
___________________________________________________________________________________________________________________________