Trac a o
Uma peca esta submetida a esforços de tração, quando uma carga normal ( tem a direção do eixo da peca ) F , atuar sobre a área de seccao transversal da peca. Quando a carga atuar no sentido dirigido para o exterior da peca , a mesma esta tracionada, ou seja, alongando a peca.
Como exemplo de pecas tracionadas, temos as correias , os parafusos, os cabos de aco , correntes.
https://www.youtube.com/watch?v=mffEgyU0Bj0 ( tração )
1.1 Ensaio de Tracao
O Ensaio permite saber como os materiais reagem aos esforços de tração , quais sao os seus limites de resistências e a partir de que momento eles se rompem.
O ensaio de tração faz com quem o corpo receba um esforço que tende alonga-lo fazendo com que se deforme at[e quebrar.
https://www.youtube.com/watch?v=j9-OUUoKoPk (
2 - FLEXAO
Definimos flexão a solicitação que provoca , ou tende a provocar , curvatura nas pecas. O esforço solicitante responsável por este comportamento [e chamado de momento fletor, podendo ou nao ser acompanhado de esforços cortante e forca normal.
Exemplo de uma viga em flexão.
A flexão ‘e o tipo mais comum de solicitação produzida em vigas de concreto quando transmitem ou recebem esforços.
2.1 DEFORMACAO NA FLEXAO
Sob acao de cargas de flexão , algumas fibras longitudinais que compõem o corpo solido sao submetidas a tração e outras a compressão , existindo uma superfície intermediaria onde a deformação e a tensão para as fibras nela contidas tornam-se nulas, ou seja , nao se alongam e nem se encurtam. Esta superf[icie [e chamada de superfície neutra . Ela intercepta uma dada seccao transversal da barra segundo uma reta chamada linha neutra.
https://www.youtube.com/watch?v=j9-OUUoKoPk ( flexão )
2.2 ENSAIO DE FLEXAO
O ensaio [e realizado em materiais frágeis e resistentes como ferro fundido , alguns acos , e principalmente em estruturas de concreto.