trabintrofinal
1575 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEESCOLA DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
JÉSSICA CARVALHO LIMA
MARINA PORTELLA DE CARVALHO
NITERÓI
2013
1) FAÇA
UMA
DESCRIÇÃO
SUCINTA
SOBRE
A
FORMAÇÃO
DOS
RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL.
Há cerca de 160 milhões de anos, começou o inicio da separação entre África e América do
Sul. Grande lagos, cadeias de montanhas e vulcões definiam o cenário onde foram depositadas as rochas geradoras de petróleo e os reservatórios nos quais se acumulam hoje as riquezas do pré-sal.
Há 113 milhões de anos, a separação entre os continentes foi finalizada e isso resultou na formação do leito do oceano Atlântico.
Num ambiente de águas rasas desenvolveram-se carbonatos de origem microbial que constituem hoje os reservatórios. Com o afundamento gradual, essa matéria orgânica presente nestes locais foi sendo recoberta pelo sal gerado pela evaporação da água do mar. Soterradas pela camada de sal e posteriormente por sedimentos, as rochas sedimentares com altos índices de carbono foram sujeitas ao longo do tempo à modificações que alteraram suas propriedades originais, transformando- se assim no famoso petróleo dos reservatórios do pré-Sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios abaixo da camada salina, pode chegar a aproximadamente 8 mil metros de profundidade.
2) EXPLIQUE 5 PROBLEMAS RELEVANTES QUE PODEM OCORRER DURANTE A
PERFURAÇÃO E OPERAÇÃO DE UM POÇO.
Existem diversos problemas que podem ocorrer durante a perfuração e operação de um poço de Petróleo. Alguns deles, se ocorrerem com frequência, podem ate ocasionar consequências desastrosas para o meio ambiente. Cinco deles são: kicks, perda de circulação, dificuldade de
Manobra, dificuldades de avanço, prisão da Coluna de Perfuração.
Os kicks são o fluxo indesejado de fluidos presentes na formação para dentro do poço. Eles acontecem devido principalmente à falta de controle da pressão hidrostática dentro do poço de