Trabalhso em alturas

962 palavras 4 páginas
E OS TRABALHOS EM ALTURA ?

Em muitas oportunidades tenho dito que há urgente necessidade de que os profissionais de segurança e saúde no trabalho, como especialistas no assunto, assumam definitivamente este papel dentro da sociedade. Tal ausência - dentro do contexto geral - deixa em aberto espaços essenciais a evolução da área. Mais do que isso, se nos aproximarmos mais do que contexto geral com nossos conhecimentos, estaremos com certeza contribuindo para que inúmeras tragédias que temos visto na sociedade brasileira sejam evitadas. Pelo nosso silêncio e omissão boa parte da sociedade ainda crê que muitos dos episódios ocorridos nas mais diversas localidades nada mais são do que meros acasos ou fatalidade e por esta forma de pensar fica inibida na sua possibilidade de pressionar as autoridades na busca de ações, sejam elas preventivas - quando possível - ou sejam elas de caráter penal - quando aplicáveis.

Não muito diferente, tem sido também a nossa atuação dentro de nossa própria área - nos domínios do trabalho. Engolimos a seco uma serie de coisas que de forma alguma vem a contribuir para o verdadeiro crescimento da prevenção. Nos limitamos ao conhecido, ao já definido, mesmo sabendo que não é o bastante para fazer frente as necessidades.

Refiro-me aqui neste caso a questão dos trabalhos em altura. Dentre todas as vergonhas do que se permite fazer com os trabalhadores brasileiros, e está sem dúvida a maior delas. Qualquer um de nós já viu ou ouviu falar sobre um acidente com queda. Mesmo os meios de comunicação, tão renitentes em divulgar algo sobre acidentes, freqüentemente apresentam casos de acidentes desta natureza. Em qualquer rua de um grande centro é possível ver a condição criminosa em que os trabalhos em altura são feitos. Pior do que tudo isso, na busca de mão de obra barata, muitas empresas, sem qualquer tipo de escrúpulo e com único objetivo de aumentar seus lucros, expõem a este tipo de risco pessoas sem qualquer tipo de preparo - ou ao

Relacionados

  • Manual Sonar Le Portugues
    206961 palavras | 828 páginas
  • handbook
    233206 palavras | 933 páginas
  • Alex De UNA
    245049 palavras | 981 páginas