Relatório de histologia sobre o tecido nervoso
Março de 2014
INTRODUÇÃO
Constituindo-se como um dos quatro tipos básicos de tecidos do corpo, encontra-se o tecido nervoso distribuído por todo organismo. Sua formação consiste basicamente em duas separações mais abrangentes de células: os neurônios e as células glia ou neuroglia. Estas, por sua vez, são formadas pelos astrócitos protoplasmáticos e fibrosos, pelos oligodendrócitos e pelas microglias. Todas estas células agrupam-se, formando o Sistema Nervoso, que é dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo, constituintes neurais do sistema fotorreceptor e medula espinhal) e em Sistema Nervoso Periférico (gânglios nervosos e nervos).
O tecido nervoso apresenta, primordialmente, as seguintes funções: detectar, transmitir, analisar e utilizar informações obtidas por estímulos; organizar e coordenar as funções dos vários órgãos especializados.
1 Desenvolvimento
Fazendo parte da constituição do tecido nervoso, os neurônios são células responsáveis pela função de percepção e transmissão dos impulsos nervoso do SNC e para o SNC, integração e função motora do sistema nervoso; enquanto que as células da Neuroglia são responsáveis pela sustentação e proteção dos neurônios.
Quanto à constituição do neurônio, é formado por um corpo celular, denominado soma (também chamado de pericárdio), que contem o núcleo (grande e esférico), por um axônio e por vários dendritos. Geralmente o soma dos neurônios do SNC é poligonal e do SNP é arredondado.
O axônio é um prolongamento que se dilata terminalmente. Possui dilatações denominadas terminações axonais ou botões terminais. Esses botões se aproximam de outras células para formar uma sinapse. Sinapse é a região onde os impulsos podem ser transmitidos de uma célula para outra. O axônio conduz impulsos a partir do soma para outros neurônios, glândulas ou músculos. Além disso, pode receber