Situação atual do Brasil
Tem por princípio fundamental a democracia pluralista, conferindo abertura à participação social dos diversos representantes da sociedade civil, assegurando também o respeito aos direitos das minorias.
O Estado Democrático de Direito, considera a importância da opinião pública, reconhece o poder e a representatividade da sociedade civil, tem consciência de que a norma jurídica não pode ficar desconectada dos anseios de justiça de seus destinatários.
Os interesses coletivos e difusos são extremamente relevantes no Estado Democrático de Direito, já que expressam uma parcela da pluralidade das necessidades e anseios do povo.
Bem, fazendo uma análise de nossa realidade nacional, você pode tirar as conclusões se isto tem sido aplicado de fato em nosso caso.
Entre a Teoria e a Prática, encontra-se a alienação de massa e a cumplicidade da grande mídia e sua grave omissão na defesa dos reais interesses de nossos cidadãos.
Somos reféns atualmente da ação de verdadeiras quadrilhas partidárias que tratam nossas unidades federativas como verdadeiras colônias de exploração para o atendimento de seus interesses políticos e pessoais.
Cidadania no Brasil
No Brasil, a construção da cidadania e a afirmação dos direitos do homem e do cidadão têm percorrido caminhos difíceis e bastante tortuosos.
Diferente de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, a construção do Estado, entre nós, foi orientada para a manutenção de relações que beneficiaram as elites políticas, econômicas e sociais. Em vez de lutas contra privilégios que instaurassem o regime dos direitos, tivemos arranjos políticos que preservaram privilégios de poucos.
Dessa forma, a troca de favores e os laços pautados em vínculos pessoais se reproduzem com muita força na vida social brasileira.