Trabalhoss
Professores. Em 1988 o 1º projeto pós-ditadura chega a câmera dos deputados a onde fica 4 anos e com isso sofre por mudanças, quando o projeto esta próximo de ir à votação o senador Darci Ribeiro intervêm o a favor do governo apresentando ao senado outro projeto parecido com as teses o do MEC.
O projeto foi aprovado em dezembro de 1996 sem que houvesse modificação, mesmo apresentando soluções diversas e discutíveis do ponto de visto dos educadores.
A lei nº9. 349 de 20 de dezembro de 1996 LDB trata-se de aplica ao campo da educação a referencia fundamental da organização do sistema educacional do país, fazendo assim que aparecerem os Institutos Superiores de Educação e os Cursos Normais Superiores, cujo antes não era presente na legislação educacional para a formação de professores. O logo revelou ser estratégico para desorganizar as forças do parlamento, levando a votação o projeto da câmera, deste modo o caminho para a aprovação de reformas pontuais, propostas do governo, como:
Fundo de Valorização do Magistério, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Reforma
Do Ensino Profissional e Técnico, a Emenda Constitucional sobre Autonomia
Universitária. Mas recentemente há preocupações dos educadores junto com suas entidades os Institutos Superiores de Educação, os Cursos Normais Superiores foi, transformados em locais privilegiados para a formação de professores de Educação Infantil e das Séries Iniciais da Educação Básica.
O governo tem uma política global para a educação, mesmo que no inicio optou pela alteração parcial. A estratégia que adotaram foi fundamental para acabar com resistências, surpreender e prejudicar seu movimento. Através das orientações do Banco Mundial haveria uma melhoria na educação sem que houvesse aumento de custo. 1. O LUGAR ESTRATÉGICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES