Trabalhos
As células procariontes tem como sua principal característica a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, outra característica é a falta de algumas organelas e também pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos. Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo cariomembrana oque faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. Acredita-se que essas células, com estrutura e funcionamento bem simplificado, tenham sido os primeiros organismos do mundo vivo, chamadas de protobactérias ou protocélulas.
Essas células apresentam uma parede esquelética (parede celular) externamente à membrana plasmática, com função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio ambiente. Dispersos no citoplasma ficam os ribossomos, auxiliando a síntese proteica, através da decodificação do comando enviado pelo material genético. O material genético desses organismos, geralmente se constitui de um único filamento emaranhado de DNA circular (ácido desoxirribonucleico) e este se encontra mergulhado no hialoplasma da célula.
Este grupo pertence aos seres unicelulares ou coloniais, fazendo parte as bactérias e cianofitas.
Células eucariontes
As células eucariontes são consideradas células completas, pois são mais complexas que as procarióticas por possuírem um desenvolvido sistema de membranas. Este tipo celular, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta o interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento continuo das células procariontes, a maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste