Trabalhos
A construção civil vem crescendo muito nos últimos anos, trazendo-nos benefícios e melhorias, como as grandes estruturas de shoppings, hospitais, estádios e outros, mas também está gerando malefícios ao meio ambiente, onde resíduos que não são reaproveitados são descartados no mesmo.
Os danos causados pela construção civil ao ambiente podem ser amenizados ao substituirmos os materiais de construção convencionais por materiais ecológicos, os quais já são encontrados no mercado.
O tijolo ecológico, por exemplo, é sustentável e absorve os resíduos da construção civil, o qual se pode ver o processo de fabricação e também a aplicação na construção, no vídeo “Programa Construção Dinâmica na TV #78”, os quais serão relatados a seguir.
Na fabricação do tijolo ecológico as matérias primas utilizadas são o saibro, o cimento e a argila, além de alguns aglomerantes. Primeiro é medida a quantidade desses materiais, a qual é feita em baldes e de maneira uniforme, em seguida os materiais passam por esteiras e vão para a misturadora, mas para essa mistura ficar homogênea ela é colocada em um triturador. Após ser triturada a mistura vai para o processo de prensagem, onde é exercida uma força de seis toneladas sobre ela, deixando-a no formato desejado.
Em seguida vem o processo de cura, onde os blocos ficam emergidos na água até absorverem a quantidade necessária da mesma, ao serem retirados, para garantir a hidratação, ficam cobertos com uma capa por sete dias e depois ficam por aproximadamente mais vinte dias descobertos. Assim então termina o processo de fabricação dos tijolos ecológicos, onde já estão prontos para serem destinados ao comércio.
O processo da construção com os tijolos ecológicos não modifica o processo estrutural da obra, ou seja, a fundação é feita de maneira convencional. As ferramentas necessárias para que se dê o início á obra são o prumo, a linha, o nível e uma régua específica, que mantém alinhada a fiada de tijolos. Quando a fundação