Trabalhos
2
3 1.8 ESTOQUE DE MATERIAIS
Os estoques de materiais podem ser classificados em:
Materiais diretos: compreendem a matéria-prima (componente físico que sofre a transformação, como o tecido, por exemplo) e materiais secundários (botões, linha) e embalagem. Materiais diretos são aqueles que podem ser apropriados ao produto através de uma medida de consumo;
Materiais indiretos: são os empregados na fabricação do produto, mas, devido à dificuldade de cálculo quanto à quantidade utilizada em cada produto fabricado, são considerados materiais indiretos.
Estoque de produtos em andamento: representa o valor dos produtos em processo, em fabricação, os produtos que ainda não estão acabados para serem vendidos;
Estoque de produtos acabados : representa o saldo dos produtos disponíveis para venda, em estoque, no depósito de produtos acabados da empresa.
4 1.9 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES
UEPS: último a entrar, primeiro a sair, ou em inglês, Lifo, last in, first out. O custo a ser contabilizado em decorrência de consumo no processo produtivo é feito “da frente para trás”. São baixados, em primeiro lugar, os materiais diretos adquiridos mais recentemente e, depois os mais antigos, nesta ordem. A legislação fiscal brasileira não permite o emprego desse critério em decorrência da “antecipação” dos benefícios fiscais, decorrentes do cálculo de custos maiores, especialmente em épocas de altas taxas de inflação.
PEPS: primeiro a entrar, primeiro a sair, ou, em inglês, fifo, first in, first out. O custo a ser contabilizado em decorrência de consumo no processo produtivo é feito “de trás para a frente”. São baixados, em primeiro lugar, os materiais diretos adquiridos há mais tempo e, depois, os mais novos, nesta ordem.
MPM ou Custo Médio Ponderado: pode ser móvel ou fixo. O custo a ser contabilizado representa uma média dos custos de aquisição. (Crepaldi, 2002)
EXERCÍCIOS
1. Em 02 de abril a Fabrica Bom Tempo Ltda adquiriu 3 toneladas do produto químico