Trabalhos
Drummond nasceu em Itabira, interior de Minas gerais. Vindo de uma família de fazendeiros decadentes, estudou em colégio jesuíta na cidade de Belo Horizonte e formou-se em Farmácia, porém, não iria exercer a profissão. Fundou a publicação A Revista no intento de divulgar o movimento modernista brasileiro.
Em 1934, ingressou no serviço público, época que o poeta foi para o Rio de Janeiro trabalhar com o então ministro da Educação e Saúde Gustavo Capanema. Entre os anos de 1945 e 1962, foi funcionário do Serviço Histórico e Artístico Nacional.
O modernismo exerceu grande influência em Carlos Drummond de Andrade. O seu estilo poético era permeado por traços de ironia, observações do cotidiano, de pessimismo diante da vida, e de humor. Drummond fazia verdadeiros “retratos existenciais”, e os transformava em poemas com incrível maestria.
A poesia de Carlos Drummond de Andrade era facilmente entendida e captada pelo grande público, o que o tornou poeta popular, o que não quer dizer que seus poemas fossem superficiais. A Rosa do Povo é um poema muito conhecido e comentado. A rosa nesse poema funciona como metáfora do entendimento universal, dos valores da democracia e da liberdade, valores típicos da modernidade no século 20.
Carlos Drummond de Andrade foi também tradutor de autores como Balzac, Federico Garcia Lorca e Molière.
Em sua obra poética, podemos encontrar volumes importantes como Alguma poesia (1930), Sentimento do mundo (1940), José (1942), A Rosa do povo (1945).
Carlos Drummond de Andrade morreu em 1987, poucos dias depois do falecimento de sua filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade.
Biografia, obras e estilo lit@rio
Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de