Trabalhos
• A energia luminosa ou a energia química não pode ser utilizada directamente pela célula. Parte dessa energia é transferida para o ATP. • A nível celular, além do ATP existe o ADP e o AMP(adenosina monofosfato). AMP + P ADP + P ADP + H20 ATP + H20
Reacção exoenergética ou exergónica – é uma reacção em que os produtos da reacção têm menos energia do que os reagentes. Há portanto libertação de energia para o exterior. Reacção endoenergética ou endergónica –é uma reacção em que os produtos têm mais energia do que os reagentes. Há consequentemente, absorção de energia do exterior.
12 H20 + CO2
C6H12O6 + 602 + 6H2O
A verificação de que nas reacções da fotossíntese se liberta oxigénio levantou um problema: - Qual a origem deste gás? Em 1941, um grupo de cientistas da universidade da Califórnia, nas suas investigações sobre processos bioenergéticos utilizou a técnica dos isótopos radioactivos.
- Em que medida esta experiência aponta a origem do oxigénio? - O oxigénio libertado é o isótopo O18, tal como o átomo de oxigénio da molécula de água.
Os mesmos cientistas repetiram a experiência mas com a seguinte variante: Interpretação: O oxigénio libertado não é o isótopo existente inicialmente na molécula de dióxido de carbono.
Conclusão: O oxigénio libertado na fotossíntese tem como origem a molécula de água.
Onde se realiza a fotossíntese ? Em 1880, o investigador alemão Engelmann realizou a seguinte experiência: - Colocou uma alga filamentosa numa gota de água contendo bactérias aérobias móveis. - Iluminou algumas porções da alga como está indicado no esquema da figura.
Interpretação: - As bactérias movém-se para a zona iluminada onde estão localizados os cloroplastos. Conclusão: - A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e em presença da luz.
FOTOSSÍNTESE
ULTRA-ESTRUTURA DE UM CLOROPLASTO
Os pigmentos fotossintéticos existentes nos cloroplastos captam a energia luminosa.
• Radiações do