Trabalhos
Colonização dos Estados Unidos
Para entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:
Colônias do Norte : região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características : mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.
Colônias do Sul : colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
iluminismo influenciou e MUITO a independência das colônias americanas. A fase do iluminismo foi marcada por questionamentos e novas idéias, antes disso o povo que foi colonizado nao questionava a exploração dos europeus em suas terras... Mas a partir dai a pessoas começaram a se conscientizar que aquele nao era o modo de governo que eles queriam.... e revoltas começaram a acontecer, como a Confidencia Mineira em Minas Gerais, que o principal protagonista foi Tiradentes, que seguiam as idéias dos iluministas norte-americanos!!
Ficou exatatamente como está hoje; isso referindo-se ao aspecto da independência da forma mais objetiva. Mas no que se refere a História, vejamos o que diz a Wikipédia:
Independência e expansão
Revolução Americana, Guerra da independência, Expansão territorial e Destino Manifesto
Declaração da Independência, por John Trumbull,