Trabalhos
A Administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, afirma, às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que os desafios relativos à preservação ambiental são “enormes e preocupantes”. No entanto, ela destaca que os mesmos estão sendo incorporados pelo PNUD em pelo menos duas linhas de ação: prestando apoio aos governos nacionais na criação de capacidade institucional e ajudando a aumentar o financiamento para viabilizar projetos em biodiversidade e gestão de ecossistemas.
Entre as conquistas já obtidas com o apoio do PNUD, Helen aponta o estabelecimento, nos últimos anos, de 67 novas áreas protegidas, que abrangem mais de 8,8 milhões de hectares – aproximadamente o tamanho da Áustria.
Em recente entrevista concedida ao blog Green Conversations no site da Revista Green Conversations, ela falou sobre trabalho desenvolvido pelo organismo em áreas como preservação ambiental, governança democrática e empoderamento das mulheres e deu exemplos concretos de conquistas importantes obtidas nos últimos anos.
Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.
O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:
Atender às necessidades fisiológicas da população;
Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
Conscientizar a população para que se