Trabalhos
O Estruturalismo foi um modo de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas ciências humanas, e dizia que a mente é a soma dos processos mentais – aprendizagem, percepção, memorização, raciocínio, emoção. Objetivo: descobrir quais eram os elementos mentais (sensações, imagens, afeições e sentimentos), os seus conteúdos e como eles se estabeleciam. Usava como abordagem a análise introspectiva ou introspeccionismo, que é olhar para dentro de si mesmo. Perguntava “o que é a consciência?”.
O Funcionalismo perguntava “para que serve a consciência?”. Estudava as funções adaptativas do comportamento e dos processos mentais, e não apenas sua estrutura e composição, e também o modo com os indivíduos usavam suas experiências mentais para se ajustarem ao meio externo. Acreditava que esse meio externo era um dos fatores mais importantes no desenvolvimento da pessoa. Objetivo: o ajustamento do organismo diante das demandas do meio externo em que vive.
Agora estudaremos o ASSOCIACIONISMO: esse termo originou-se da concepção de que a aprendizagem ocorre em um processo de associação de ideias, iniciando nas mais simples e indo até as mais complexas. É considerado a primeira teoria de aprendizagem na psicologia.
Seu principal representante foi Edward L. Thorndike e seu foco era a utilidade do conhecimento. Ele formulou a Lei do Efeito: o comportamento de um organismo vivo ( pessoa ou animal) tende a se repetir se eu recompensar ( efeito) esse organismo logo em seguida que ele fizer o comportamento esperado. Na contramão, o comportamento tende a não se repetir se o organismo for castigado (outro efeito) logo em seguida que ele fizer o