Trabalhos
A solidariedade é a adesão circunstancial à causa ou à empresa de outros. Por norma, este termo emprega-se para denominar uma acção generosa ou bem-intencionada. De qualquer forma, a sua raiz etimológica faz referência a um comportamento in-solidum, ou seja, que se unem os destinos de duas ou mais pessoas. Portanto, ser solidário não é só prestar ajuda, uma vez que também implica um compromisso com aquele a quem se se oferece a sua solidariedade.
A verdadeira solidariedade consiste em ajudar alguém sem receber nada em troca e sem que ninguém saiba. Ser solidário é, na sua essência, ser desinteressado (no sentido em que não se tem segundas intenções). A solidariedade só se move pela convicção de justiça e igualdade.
Por outro lado, cabe mencionar dois outros significados do conceito de solidariedade.
Solidarność (“Solidariedade” em polaco) é uma federação sindical autónoma e independente, que nasceu das lutas dos operários e camponeses, dirigidas por Lech Walesa. Foi fundada em Setembro de 1980 e é considerada o maior sindicato da história.
Solidaridad (“Solidariedade” em castelhano) é o nome de um município do estado mexicano de Quintana Roo, formado no dia 28 de Julho de 1993 durante o governo de Mario Villanueva Madrid. A sede da sua circunscrição administrativa é a cidade de Playa del Carmen.
Formas
Solidariedade é o resultado da união dos laços das pessoas entre si e com o grupo que estão inseridos. São denominados de Solidariedade Orgânica e Solidariedade Mecânica. A primeira dificuldade é pensar na palavra Mecânica como uma coisa flexível, pois é isso mesmo, esse tipo é menos rigoroso. É a forma de vida que consiste na união de seus membros em prol de um mesmo ideal comum a todos, formada por ações coletivas pré-estabelecidas através de crenças e sentimentos que os une. Numa sociedade que possue esse tipo de solidariedade, é muito difícil encontrar características que diferencie de forma nitida um membro dos demais. Seus comportamentos não