trabalhos
O presente relatório é uma síntese das observações realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental , na turma X do ano A da professora X, com o total de 31 alunos matriculados. A escola está localizada no Setor x.
Sabe-se, que a educação infantil, atende criança na faixa etária de zero aos seis anos de idade, educação essa que é um direito reconhecido tanto pela Constituição Federal de 88, como na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96, tornando um dierito da criança e um dever do estado, a permanência desssas crianças em creches e pré -escolas, essa faixa etária é considerada como a etapa primordial na vida de um ser humano no início de seu desenvolvimento.
Segundo Vergés & Sana (2009, p 10)
A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu proprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores.
Nesse sentido, a educação infantil, consiste no desenvolvimento das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório.
Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9.394/96, conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realizaçao dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua juridição”.
Dessa forma, constata-se que o estágio suprevisionado, faz parte da nosssa formação educacional, sendo garantido por lei.
De acordo Tracz (2011), diz que “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”. Dessa forma, o estagiário poderá utilizar essas informações como base de sua formação, para poder aplicá-la na sua pratica docente.
Realizei observação participativa na turma do l período D, da Educação