trabalhos
Índice pág.
Introdução 3Metodologia 6
Observações/resultados 8
Análise/discussão 9
Conclusão 11
Bibliografia 12Introdução
A célula é a unidade básica da estrutura e da função de qualquer ser vivo, deste modo assegura a sua integridade e a manutenção da espécie.
As células crescem, aumentam o seuconteúdo e depois dividem-se. Assim, cada célula enfrenta o grande desafio de realizar a divisão celular, originando duas células-filhas, cujos núcleos possuem toda a informação contida no DNA dacélula-mãe e com citoplasma suficiente para desempenhar as suas funções futuras.
Os organismos unicelulares usam a divisão celular para se reproduzirem, enquanto que nos organismos pluricelulares, éigualmente importante, para o crescimento e regeneração de tecidos.
O ciclo celular constitui o conjunto de alterações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela sedivide, originando duas células-filhas.
O ciclo celular compreende duas fases, a interfase e a fase mitótica.
A interfase (fase G1, S E G2) corresponde ao período de crescimento de umanova célula, que ocupa 90% do tempo de duração de um ciclo completo e em que ocorre actividade metabólica intensa. Na fase G1 a célula sintetiza enzimas e outras moléculas necessárias para assegurar oseu funcionamento, assim como sistemas de membranas e variados organitos. Na fase S ocorre a replicação de todo o DNA presente no núcleo, assim como proteínas a ele associadas, os cromossomas passam aser constituídos por dois cromatídeos. A fase G2 confirma que a replicação de DNA está completa e que os eventuais estragos na molécula de DNA estão reparados, a síntese proteica é intensa