Trabalhos
FILME: A ONDA
Aluna: Rafaela de Souza PereiraRGM: 1320181
Professora: Patrícia
A partir das considerações da psicologia social, realize uma análise crítica do filme considerando as questões a seguir:
Verifica-se ao longo do filme, que os laços que unem os membros do grupo vão se solidificando. Que elementos tornaram possível essa solidificação?
Os membros foram percebendo as qualidades daquele grupo, se tornaram autoconfiantes, seguros, unidos, formaram uma família, aquele grupo era referência para cada um dos membros. O professor tinha uma forte fonte de influência exercida pela força do argumento.
Como os processos de influência social e de conformidade social contribuíram para a construção do comportamento do grupo?
A influência social consiste no fato de uma pessoa induzir outra a um determinado comportamento desejado pelo agente da influência. Uma pessoa age em função do grupo, as pessoas acabam se tornando cumplices, e são induzidas a fazerem o que a maioria do grupo quer fazer. Para se sentirem pertencentes a um grupo, as pessoas podem ser facilmente influenciadas, chegando a ficar alienadas.
As cenas envolvendo a relação familiar de alguns personagens podem servir como referência para entendermos sua conduta dentro do grupo e da escola? Justifique.
Sim, pois alguns personagens encontraram no grupo aquilo que eles não tinham dentro de sua própria casa, no grupo eles eram aceitos, compreendidos, escutados, respeitados, elogiados, eles se sentiam importantes e valorizados.
De que maneira foram construídos os estereótipos e preconceitos pelos membros do grupo “A onda”?
Todos os membros se vestiam iguais, e quem se vestia de outra maneira, essa pessoa não era aceita pelo grupo. Tinham hábitos comuns, como por exemplo, quando alguém ia falar, essa pessoa se levantava. Tinham um símbolo que foi criado pelo próprio grupo. Assim se cria uma identidade, se identifica com os que fazem parte, e os que não fazem parte o