Trabalhos
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HISTORIA
PROFESSOR: RUSTON BARROS
DISCIPLINA: PRÉ-HISTÓRIA
LICENCIANDO: MARCIO FERREIRA DE ARAUJO
MATRICULA: 142448729
A GUERRA DO FOGO
21 de Outubro de 2014.
INTRODUÇÃO
Antes de começar a falar do assunto específico, queria só ressaltar o meu motivo de fazer este magnifico curso de história, no qual estou surpreso com o meu desempenho. A história da formação da nossa sociedade é fantástica, e surpreendente para quem não tinha o hábito, como eu, de procurar o saber do sentido do que é HISTÓRIA. O que mais me motiva nesse curso são “os por quês”, Como surgiu o universo?, Por qual motivo aconteceu isso?, Como surgiu e desenvolveu a sociedade?, E entre outras perguntas. Querer saber e procurar as respostas é o que mais me fascina e que mais me dá vontade para concluir este curso.
Bem, voltando ao assunto, Este trabalho trata-se da Análise do filme A Guerra do Fogo, no qual nos mostra a vida do homem pré-histórico no momento em que se dá a descoberta do fogo. Há milhares de anos atrás, A terra era habitada por homens primitivos, que viviam em cavernas, em grupos nômades, ao lado de animais pré-históricos, como o tigre dente-de-sabre, mamute e entre outros que o filme mostra. O homem necessitava do fogo para a sua sobrevivência. Para esses homens primitivos, o fogo era misterioso, já que nenhum deles sabia como era criado. O fogo era capturado da natureza e tinha que ser mantido aceso e protegido do vento, da chuva e das tribos rivais. O fogo era um símbolo de poder e significava sobrevivência. Para eles, a tribo que obtinha o fogo, possui vida.
DESENVOLVIMENTO - ANÁLISE DO FILME
O filme é um retrato baseado no período pré-histórico, colocando em nitidez sobre diversas formações de bandos, suas características e como se interagiam no mundo antigo, neste caso, no mundo paleolítico. No desenvolvimento da história de uma tribo de homo sapiens que sabe manter o fogo aceso, mas não sabe