Trabalhos
APRESENTAÇÃO
Quando falamos de jovens adultos, estamos nos referindo a etapa de desenvolvimento humano que se situa da adolescência a adultez. Uma definição simplista e a fase de transição do jovem para a vida adulta, em que se dá a consistência da formação da identidade iniciada na adolescência marcada por significativas mudanças a nível pessoal, social e emocional. O caráter impulsivo da adolescência segue lugar a uma maior capacidade de lidar com os problemas e de resolvê-los. O jovem adulto esta preparado para assumir responsabilidades perspectivando a saída da casa dos pais, a entrada no mundo do trabalho e a consequente adoção de nossos papeis sociais. Neste contexto, é importante o trabalho, na construção da identidade, no desenvolvimento de valores e ideais, na tomada de decisões profissionais e pessoais com vistas ao incremento da auto estima, de forma a desenvolverem uma trajetória de vida que os realize. O objetivo desse trabalho é apresentar, comentar e fazer algumas reflexões sobre a inserção do jovem Teresinense no mercado de trabalho, ao mesmo tempo demonstrar os pontos positivos e negativos, tratar a transição entre a dependência e a independência para o contingente amplo de indivíduos entre 17 a 22 anos de idade.
O texto apresentado é oriundo de um trabalho em dupla para a disciplina de Desenvolvimento na idade adulta e gerontologia, ministrada pela profa. Ma. Valquíria Cunha. O levantamento de informações do trabalho foi feito através de um questionário simples, composto por 10 perguntas, adaptadas a realidade dos jovens entrevistados, e foram adicionadas algumas reflexões autorais e alguns referenciais teóricos que serviram como base para a conclusão de um melhor entendimento sobre tais questionamentos.
JUSTIFICATIVA
Atualmente, um dos temas que aparece em maior evidência tanto na mídia como na agenda política são as altas taxas de desemprego e a precariedade na inserção no