Trabalhos
- SIMULADO VII 01) (PISM-UFJF/2005) O esquema ao lado representa a síntese protéica realizada por polirribossomos livres de uma célula eucariota.
Ribossomo
RNAm
Polirribossomo livre no citoplasma Início da formação das proteínas
Síntese protéica
Proteína livre na matriz citoplasmática
02) (CEFET-RIO POMBA-MG/2008) A estrofe abaixo foi extraída do poema “Jogos Frutais” de João Cabral de Melo Neto. “Está desenhada a lápis de ponta fina tal como a cana de açúcar que é pura linha”. O termo “pura linha” a que se refere o poeta corresponde ao tecido vegetal: a) Colênquima b) Esclerênquima c) Meristema d) Parênquima e) Xilema 03) (UFSJ/2003) A figura abaixo mostra a interligação entre os ciclos biogeoquímicos da água e do carbono no planeta.
w w
w. v
es t
CH2O + O2 etapa I CO2 + H2O etapa II
ib ul an do w
Analise-o e assinale a opção CORRETA: a) O RNAm contém a informação genética transcrita a partir do RNAr. b) O polirribossomo livre é um componente celular especializado na síntese de glicoproteínas. c) No polirribossomo livre, o processo de síntese protéica não requer a presença de RNAt. d) A presença de vários ribossomos ao longo do RNAm evidencia a produção de moléculas idênticas de uma mesma proteína. e) As proteínas livres na matriz citoplasmática são encaminhadas aos centríolos para serem degradadas.
04) (UNIFESP/2005) O jornal Folha de S.Paulo (28.07.2004) noticiou que o aumento do dióxido de carbono (CO2) atmosférico pode induzir árvores da Amazônia a crescerem mais rapidamente. O aumento do CO2 é global e, no entanto, o fenômeno é verificado na Amazônia e não nas florestas temperadas da Europa. Para explicar tal fenômeno, quatro afirmações foram feitas. I. O aumento do CO2 promove aquecimento, porém bloqueia parte dos raios solares que chegam ao solo. Esse bloqueio, associado às noites mais longas, faz com que as florestas temperadas sejam menos eficientes na fotossíntese.