Trabalhos
PCT = PC + PELP PL
Este quociente revela qual a proporção existente entre capital de terceiros e capital próprio, isto é, quanto a empresa está utilizando capital de terceiro para cada real próprio. Quanto menor for este quociente será melhor para a empresa, que dizer que a empresa possui mais capital próprio aplicado e menos dívida.
Quando o grau de endividamento mostrado por este quociente for elevado, normalmente a empresa encontrará dificuldade para a obtenção de empréstimos bancários e outros financiamentos porque serão poucas as garantias disponíveis para oferecer em troca.
c) Composição de endividamento –
CE = PC PC + PELP
Revela qual a proporção existente entre as obrigações de curto prazo em relação às obrigações totais, quanto a empresa terá de pagar em curto prazo para cada real do total das obrigações. Quanto menor for este índice melhor será para a empresa, pois terá prazos maiores para saldar seus compromissos.
d) Imobilização do capital próprio
IPL = AP PL
AP – ativo permanente PL – patrimônio líquido
Este quociente revela qual a parcela do Patrimônio líquido foi utilizada para financiar a compra do ativo permanente, isto é, quanto a empresa imobilizou no seu ativo para cada real do PL, apresentado a existência ou não do Capital Circulante Próprio. “Quanto menor este índice melhor para a empresa”
Um aspecto evidenciado por este quociente é a existência ou não da dependência de Capitais de terceiros para financiar o Ativo circulante; se todo o Patrimônio líquido for